Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Relações comerciais entre Brasil e China: vantagens?

Olá pessoal...


A China tem chamado atenção ultimamente por seu grande crescimento e sua grande influencia no mercado internacional. Hoje, e os dados comprovam isso, os EUA, a União Européia e o Brasil dependem claramente dos produtos importados deste país.
Porém, essa relação de dependência, no caso brasileiro, traz apenas benefícios como julga a nossa ‘presidenta’?
Não podemos nos esquecer de que, após a abertura do mercado nacional a produtos chineses, muitas indústrias brasileiras (de pequeno, médio e grande porte) perderam seu espaço e demitiram milhares de funcionários. Indústrias de brinquedos e de produtos têxteis são os exemplos mais recentes. As mercadorias chinesas (com baixos impostos, incentivos governamentais e mão de obra praticamente escrava) possuem um preço expressivamente abaixo das mercadorias brasileiras (que sofrem com um das maiores cargas tributárias do mundo). Assim não seria o caso de revermos nossas tributações – via “Reforma Tributária”? Não deveríamos dificultar a entrada desses produtos com medidas protecionistas (como, por exemplo, aumentando os impostos deles e não os nossos) para que chegassem as prateleiras brasileiras com um preço equiparado ao produto nacional que, normalmente, é de melhor qualidade?
Muitos afirmam que o interesse brasileiro em abrir as portas para os produtos chineses está ligado a conquistar um expressivo mercado consumidor de nossos produtos. Seria isso possível? Talvez em alguns produtos. Mas a lógica dos altos impostos também se aplica nesses casos. Sem incentivos governamentais, os produtos brasileiros podem até chegar ao consumidor chinês, mas devido ao preço, dificilmente ganharão espaço.
Portanto fica a pergunta: existiria reais vantagens em grandes investimentos nas relações comerciais entre Brasil e China? Não estaríamos, novamente, contribuindo para o crescimento de uma minoria de grandes empresas que serão favorecidas com esses acordos e esquecendo-nos das pequenas e média empresas nacionais que são as maiores empregadoras?
Precisamos refletir nessas questões...


DILMA: PRINCIPAIS OBJETIVOS DE VIAGEM À CHINA FORAM ALCANÇADOS

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira 18 que o Brasil alcançou os principais objetivos durante a visita à China na semana passada. Segundo ela, o país conseguiu abrir as portas para que mais produtos brasileiros tenham entrada garantida no país oriental. “A viagem foi bastante proveitosa”, disse.
Em seu programa semanal Café com a Presidenta, Dilma destacou ainda acordos importantes em áreas como ciência e tecnologia, além de negócios fechados com empresários asiáticos. “São investimentos que, além de trazer dinheiro e novas tecnologias, também vão gerar emprego para milhares de trabalhadores”, explicou.
A presidenta ressaltou que será preciso investir na capacitação de trabalhadores brasileiros para que o país possa atender às demandas, sobretudo no setor de tecnologia da informação. Para ela, a entrada de empresas chinesas deverá baratear produtos como celulares, televisores e tablets.
“[Estou] muito satisfeita. Acho que foi um salto de qualidade em nossas relações, mas queremos mais. Hoje, vendemos muita matéria-prima para a China. Queremos vender a matéria-prima, mas também queremos vender produtos mais elaborados”, destacou.
Sobre a reunião do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), Dilma afirmou que o encontro foi importante e que temas como o desenvolvimento dos países, o combate à pobreza, o comércio mundial mais equilibrado e o controle da especulação financeira foram debatidos.



Por: Paula Laboissière, na Carta Capital.
Em: 18 de Abril de 2011.
Acesso em 18 de Abril, 2011.


Não deixem de comentar...
Boas reflexões!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário