Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre a animação “Maio, Nosso Maio”...

Olá pessoal...

Segue a pergunta para a reflexão de hoje: o dia do trabalhador: é apenas um feriado?
Passou o “dia do trabalhador’ e a quase ninguém (principalmente a mídia) fez jus à importância dele. Pouco se comentou, até porque ele foi um domingo. E o que se ouviu foram reclamações e lamentações pelo fato de ter se perdido um feriado, afirmando que este dia deveria ter sido uma segunda-feira. Este é o valor deste dia? Apenas um feriado e que, portanto, quando é domingo, perde sua importância?
A classe trabalhadora, hoje, só usufrui dos seus direitos porque muitos lutaram para que eles fossem reconhecidos! E este dia, deveria ser o momento de se lembrar destas conquistas. E, mais do que isso, de se notar a importância da mobilização da classe trabalhadora – fundamental na luta contra a exploração do proletariado.
Porém, as classes dominantes (e a mídia reflete os ideais destes) tentam nos alienar ocultando esta percepção. A classe que vive da ‘mais valia’ do trabalhador não tem interesse de fazê-lo saber que, lutando com seus companheiros de classe, poderão exigir condições ainda melhores de trabalho. E que, juntos, possuem mais força que a classe dominante. Basta se perguntar: o que seria dos grandes empresários sem os seus trabalhadores?
No Brasil, e não apenas nele, temos a cultura de que os direitos CONQUISTADOS foram dados. A abolição da escravidão foi fruto da bondade da princesa. A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) foi dada pelo “pai dos pobres’ – Getúlio Vargas. Não e não! Todos esses direitos/conquistas foram adquiridos por meio da conscientização das classes subalternizadas e por suas lutas. E não por meio de uma elite bondosa.
Ter esta percepção é fundamental para rompermos com o sistema econômico vigente que enfatiza a desigualdade (a existência do explorado e do explorador).
E você continua achando que o dia 1 de Maio foi apenas um feriado perdido, porque foi no domingo?
O vídeo/documentário, intitulado “Maio, nosso Maio”, nos ajuda a entender, de maneira simples e objetiva, a luta dos trabalhadores ao longo da formação e consolidação do sistema capitalista. A animação foi feita com Software Livre e em um processo coletivo. Ela apresenta de forma leve e compromissada uma leitura histórica que resgata o sentido original do Dia dos Trabalhadores. O filme teve sua estréia no dia 29 de abril na abertura da III Conferência Distrital de Cultura, realizada no Museu Nacional da República, em Brasília (DF).
Não deixe de assistir até o final. Click no link abaixo.


MAIO, NOSSO MAIO


FICHA TÉCNICA

Título original: Maio, Nosso Maio.
Lançamento: 2011 (BRA).
Produção e Direção: Farid Abdelnour.
Ilustração: Nara Oliveira.
Narração: Chico Nogueira, Anahi Nogueira e Fabíola Resende.
Realização: Estúdio Gunga.
Formato: WMV.
Duração: 09 min.
Gênero: Animação.

ANIMAÇÃO (COMPLETA)*: Download Aqui


* O documentário foi disponibilizado por completo, neste blog, respeitando a lei que estabelece os direitos autorais para este arquivo (Software Livre). Vale ressaltar que ele foi colocado para a livre divulgação no próprio site dos autores/produtores "Estúdio Gunga". 

Boas reflexões!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário