Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Por que não o transporte público?


Olá pessoal...

No Brasil o transporte público está se tornando, a cada dia, um problema maior. A facilitação do crédito, falta de conforto, precariedade dos ônibus e a demora têm sido fatores determinantes na escolha da população pelo transporte ‘privado’. Hoje em dia, mesmo com o preço dos combustíveis mais altos, fica mais barato andar de carro do que de ônibus ou taxi. Com todos esses motivos e o escasso investimento público no transporte - o resultado não poderia ser outro: um grande número de automóveis particulares, congestionando as avenidas e ruas das grandes e médias cidades. E o reflexo de tudo isso em nossa qualidade de vida não é preciso nem falar!
O artigo a seguir nos traz algumas análises sobre o assunto e demonstra em números a escolha do brasileiro quando estamos falando em transporte.


TRANSPORTE PÚBLICO, SÓ SE FOR VELOZ

Os brasileiros consideram a rapidez como a característica mais importante para um bom meio de transporte, revela uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada na manhã desta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A velocidade pode estar associada ao crescente número de motos nas capitais e cidades do interior, e também é apontada como a principal condição para atrair aqueles que não utilizam o transporte público.
Realizada por meio de entrevistas domiciliares, a pesquisa consultou 2.786 brasileiros com mais de 18 anos, em agosto do ano passado, em 146 municípios brasileiros. O estudo revela que, nas regiões metropolitanas, o transporte público é o meio mais usado para locomoção (60,05%), seguido pelo automóvel particular (22,55%) e pelas motocicletas (7,02%).
Nas demais cidades, talvez em função da precariedade do transporte coletivo, o carro predomina com 25,28%. Também é maior o número de motociclistas: 18,88%. Apenas um quarto dos entrevistados utilizam ônibus para se locomover. Por outro lado, nos municípios não-metropolitanos as locomoções a pé e de bicicleta somam quase um terço das respostas.
Tendência semelhante se verifica na comparação entre capitais e cidades do interior. O transporte público é a opção prioritária de quase 65% dos moradores das metrópoles, enquanto os carros são utilizados por 23,39% da população e as motos por 5,57%. Os deslocamentos a pé e de bicicleta são inferiores a 6%.
Nos municípios do interior, o transporte individual é a opção mais utilizada. Os usuários de carros somam 23,91% (média semelhante à das capitais) e os de moto chegam a 15,02%, índice três vezes maior. Novamente, os deslocamentos a pé e de bicicleta ganham destaque, com quase 20% da preferência dos moradores.

Motivos de preferência
Nos deslocamentos predominantemente por motos, a rapidez do meio de transporte é o item mais destacado, sendo o único caso em que o percentual ultrapassa a marca dos 60%, revela o estudo. Em todos os casos, a escolha do meio de locomoção está associada à rapidez, ao conforto (exceto entre os usuários de transporte público) e ao preço, à exceção dos que usam automóvel.
Entre os que andam a pé, os principais motivos apontados são a saúde e a rapidez. Os pedestres predominantemente afirmam que passariam a usar o transporte coletivo se ele fosse mais rápido e barato. Os ciclistas optam pela bicicleta pelos mesmos motivos: rapidez, benefícios à saúde e baixo custo.
Os usuários de transporte motorizado, por sua vez, enfatizam o conforto e a comodidade. Quem usa carro e moto também dá destaque à rapidez. Apesar de ambos os grupos afirmarem que a lentidão do transporte público é um dos maiores fatores de desestímulo, os usuários de ônibus, trens e metrôs destacam a rapidez como uma das características que os fizeram optar pelo transporte coletivo. Por esta razão, aponta o resumo do estudo assinado por Ernesto Galindo, é preciso “esclarecer a população [sobre as vantagens de cada modelo], sem deixar de manter os esforços na constante melhora do transporte público.”



Por: Rodrigo martins, na Carta Capital.
Em: 02 de Maio de 2011.
Acesso em 02 de Maio, 2011.


Não deixem de comentar...
Boas reflexões!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário