Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Vídeo analisando a situação dos professores e a educação brasileira...

Olá pessoal ...

Mais um vídeo postado na internet que é fantástico. A educação brasileira ainda não foi levada a sério. A mídia, fingindo ajudar, nos influencia com uma concepção neoliberalista de educação. Nesta concepção teremos a educação como redentora da humanidade (ela é fundamental, mas sozinha não resolverá); enfatiza-se que o Brasil não cresce pela falta de qualificação da população (ou seja, o fracasso econômico que, até hoje tivemos, é culpa dos pouco escolarizados) e, por fim, faz-se uma indireta propaganda dos setores privados.
O vídeo abaixo é um ótimo (e chaga a ser emocionante) relato de quem vive e convive com a situação da educação brasileira. E esse depoimento nos ajuda a ver que a concepção imposta pelo neoliberalismo é extremamente cruel. A educação precisa ser vista como o problema atual do Brasil e não como a solução dos nossos problemas! Assim, ela se tornando um problema, automaticamente, se tornaria uma prioridade! E quando isso acontecer, se acontecer, os professores deverão receber um salário digno e condições satisfatórias de trabalho. E, os alunos, terão condições reais de aprendizado (tendo merenda escolar, material didático, incentivo a não-evasão entre outros).
Não basta realizar propagandas midiáticas de valorização ao professor, pagando um salário que ele mal consiga se sustentar! Sim, o professor deveria ser um profissional valorizado. E essa valorização não é significativa enquanto acontecer, em nosso país, o que o depoimento do vídeo nos revela. Todos criticam os professores por suas greves. Afirmam que os alunos ficam sem aulas! Mas, essa sociedade doutrinada esquece que os seus filhos ficam, durante o ano, sem aula por diversos outros motivos (falta de água, merenda e professores nas escolas) e que, quando isso acontece, não há reclamação!
Precisamos ter em mente que a situação atual de nossa educação é gravíssima – ousaria dizer que estamos no CTI – e só reverteremos tal condição se a população apoiar quem vive esse cotidiano (professores e gestores) e exigir do governo a valorização desses profissionais e da educação. Porém, o que nos deixa ansiosos é saber que essa conscientização deveria vir das salas de aula! Como então romper com esse paradigma? Essa questão precisa ser respondida ...
Não deixem de vê-lo até o final e tecerem seus comentários!




Boas reflexões!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário