Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre a animação “Vida Maria”...

Olá pessoal ...

Sou fã das produções cinematográficas brasileiras (apesar de tecer críticas a algumas). Por isso hoje disponibilizo a animação intitulada “Vida Maria” do diretor Márcio Ramos. Tal animação, de cunho crítico, é fantástica e nos faz refletir sobre vários aspectos sociais e econômicos do Brasil.
Nele retratam-se as dificuldades enfrentadas por milhares de famílias nordestinas. Nessa perspectiva a animação nos faz refletir sobre a perpetuidade dessas condições, onde os filhos acabam, sem condições, seguindo os mesmos caminhos dos pais. Com isso, vemos crianças que tem sua infância interrompida muitas vezes para trabalhar e ajudar sua família a sobreviver - infância essa resumida aos poucos recursos e a más condições de vida.
Na animação essas crianças são representadas pela Maria (um dos nomes mais utilizados nessa região). No início ela mostra satisfação no que faz, em apenas escrever seu primeiro nome. O momento em que sua mãe lhe chama a atenção, é tirada, não só a atenção como seu futuro de ser uma pessoa diferente que sua mãe, que se vê na obrigação de utilizar os filhos como mão de obra a fim de conseguir o sustento da família.
Assim cabem as seguintes reflexões: esse sentimento de perpetuidade é tido como comum por nós? É culpa da mãe (por não ter permitido a filha estudar) o futuro que a filha terá? É a educação a redentora de todos os problemas, inclusive os econômicos? Conseguimos enxergar a relação que existe entre a situação animada no curta e o sistema econômico vigente?
Como já mencionado, a animação os ajuda a pensar sobre essas e outras questões pertinentes.
Vejam e reflitam...


VIDA MARIA

FICHA TÉCNICA

Título original: Vida Maria.
Lançamento: 2006 (BRA).
Direção: Márcio Ramos.
Duração: 09 min.
Gênero: Animação.
Sinopse: A animação acompanha a rotina da personagem “Maria José”, uma menina que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos. “Maria José” é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou à casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de auto-anulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive. O filme de Márcio Ramos explora as limitações e a falta de perspectiva que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações. Mais que isso, “Vida Maria” transborda os limites do sertão, aproximando-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.
 
 
TRAILER



Boas reflexões!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário