Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre o documentário/entrevista “Encontro com Milton Santos – o mundo global visto do lado de cá”.

Olá pessoal ...

“O espaço é a acumulação desigual dos tempos”. Todo geógrafo e/ou professor de Geografia com certeza conhece essa expressão conceitual fantástica que, entre nós, é quase um jargão.
O seu autor Milton Santos – o maior geógrafo brasileiro – dispensa apresentação. Suas inúmeras obras contribuíram e contribuem para a análise atual do espaço e é em seu pensamento que temos a base para a compreensão e análise do atual estádio das relações sociais, políticas e econômicas. Foi ele que desenvolveu conceitos fundamentais para a crítica espacial hodierna, tais como o meio técnico-científico informacional. Também, nele temos a crítica mais concreta e pertinente da globalização. E é exatamente a discussão sobre este assunto que essa postagem busca resgatar.
O tema “globalização” é sem dúvida um dos mais discutidos na Geografia. E, por isso, é passível de várias interpretações e análises. Milton Santos em seus vários livros (“Técnica, espaço, tempo”; “A Natureza do espaço”; “Por uma Geografia nova”; “Metamorfose do espaço habitado”; “Por uma outra globalização - do pensamento único à consciência universal”, “O espaço dividido. Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos”; “O meio técnico-científico e a redefinição da urbanização brasileira”; “Espaço e sociedade”; “Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método” – pra não citar todos) nos traz reflexões fundamentais para uma compreensão satisfatória do tema.
Aconselho a todos lerem tais publicações. Mas, se desejarem uma breve explicação sobre o assunto e outras discussões relevantes sobre o espaço mundial assistam a entrevista/documentário abaixo – que é fascinante. Este documentário foi feito a partir de uma entrevista com Milton Santos e com participação especial de grandes pensadores como José Saramago e Eduardo Galeano. Nele são discutidos os efeitos da globalização no Brasil, na América Latina e no Mundo. Para isso, discutem-se os temas ligados ao neoliberalismo e aos movimentos sociais. Mas, este documentário também nos apresenta uma perspectiva inspiradora/animadora para o futuro; perspectiva esta baseada na esperança.
Vejam e reflitam...


ENCONTRO COM MILTON SANTOS
O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ

FICHA TÉCNICA

Título original: Encontro com Milton Santos – o mundo global visto do lado de cá
Lançamento: 2001 (BRA).
Apresentação: Dennis de Oliveira.
Direção: Silvio Tendler.
Duração: 89 min.
Gênero: Entrevista/Documentário.
Sinopse: Documentário discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja das localidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos (1926-2001), gravada em 04 de janeiro de 2001, quatro meses antes de sua morte. Considerado um dos maiores pensadores brasileiros do século XX, Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o modelo de globalização hegemônico, que ele chamava de globalitarismo. Analisando as contradições e os paradoxos deste modelo econômico e cultural, Milton enxergou a possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa e mais humana.


Trailer:

Boas reflexões!
Abraços.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Me alegro de haber disfrutado de el blog. Les pido su apoyo ... disfrutar de la página de mi blog! Me gusta
      no Facebook . Así que los mensajes con nuevos libros, documentales, noticias y eventos serán publicados en la pared de ti!
      Gracias por tu apoyo!!!!!!

      Excluir