Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Aulas sobre o livro “O Capital” de Karl Marx, por David Harvey...

Olá pessoal...


David Harvey
A presente postagem é, sem dúvida, um grande auxílio a todos os estudiosos da atual sociedade capitalista. É inquestionável a contribuição teórica/prática de Marx no entendimento das condições estruturais e conjunturais deste sistema. Muitos criticam suas teorias, mas poucos realmente leram e compreenderam este autor. Analisá-lo, tomando como base apenas a sociedade atual, é um grande erro – seria o mesmo que encará-lo como um profeta e que este deveria descrever com exatidão todas as mudanças ocorridas no último século (e não foram poucas!).
Portanto, para que realmente compreendamos as questões ligadas ao estágio atual de nossa sociedade e as mudanças ocasionadas pela reestruturação produtiva é preciso ir além de uma análise fenomênica dos fatos. É de suma importância rompermos com a análise do mundo por meio da ‘pseudoconcreticidade’.  O que vimos à primeira vista é o fenômeno, o mundo das representações comuns, da práxis fetichizada, que passa a impressão de que tudo é natural e independente. Mas, para compreendermos o mundo da realidade concreta é preciso ir além, destruir essa aparente independência dos fenômenos. O pensamento dialético não nega a existência ou objetividade dos fenômenos, mas destrói sua pretensa independência e naturalidade, para mostrá-los como fenômenos derivados e mediatos, como produtos da práxis social da humanidade. Penso eu que, ter consciência disso, é o maior legado de Marx.
A fim de auxiliar em uma análise detalhada da obra “O Capital”, lançada originalmente em 1867, o geógrafo e professor da pós graduação em antropologia da Universidade de Nova York, David Harvey, promoveu em seu site um curso online sobre o volume I do livro. São 13 aulas-vídeos, com acesso gratuito no próprio site do autor. No entanto, apenas as 5 primeiras estão com legendadas em português e em outras línguas. Comprometo-me de ir postando as demais aulas na medida em que forem adicionando as legendas nos demais vídeos. Também irei disponibilizar para download cada aula postada.


1° AULA: “O CAPITAL”, VOLUME I – INTRODUÇÃO* -  Download Aqui



2° AULA: “O CAPITAL”, VOLUME I - CAPÍTULOS I E II* -  Download Aqui



3° AULA: “O CAPITAL”, VOLUME I - CAPÍTULOS III* -  Download Aqui



4° AULA: “O CAPITAL”, VOLUME I - CAPÍTULOS IV A VI* -  Download Aqui



5° AULA: “O CAPITAL”, VOLUME I - CAPÍTULOS VII E IX* -  Download Aqui



* Os vídeos/aulas foram disponibilizados, neste blog, respeitando a lei que estabelece os direitos autorais para este arquivo (Software Livre). Vale ressaltar que ele foi colocado para a livre divulgação pelo próprio autor em seu site oficial (davidharvey.org).

Não deixem de comentar...
Boas reflexões!
Abraços!



5 comentários:

  1. Nossa que bacana! Parabéns pelo Blog. Não vejo a hora de conferir esses vídeos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo!!! Fico muito feliz por ter gostado do blog e das postagens. sempre que souber de um material interessante para ser postado, faça sua sugestão!!! Aproveito para pedir que curta o blog pelo facebook, se possível. Assim você nos ajudará na divulgação e receberá as novas postagens em seu mural. um forte abraço e obrigado pela participação!!!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tem legendado?? No face tinha visto uma opção de legenda...
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe Souza,

    Ao fazer o download dos vídeos você também receberá instruções de como colocar legendas. Caso você queira assistir pelo "Youtube", basta colocar o vídeo em "Full Screen" e depois clicar na opção "CC" na barra de ferramentas do vídeo. Lá, haverá uma lista de legendas para o vídeo. Respondi sua dúvida? Qualquer coisa, volte a perguntar! Aproveito para pedir que curta o blog pelo facebook, assim você nos ajudará indiretamente em sua divulgação bem como receberá as novas postagens em seu mural. Um forte abraço!

    ResponderExcluir