Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre o documentário “O Mundo Segundo a Monsanto”...

Olá pessoal ...


Neste sábado (25/05/2013), mais de 50 países aderiram à “Marcha contra Monsanto” em protesto contra a manipulação genética e a monopólio da multinacional na agricultura e biotecnologia. A campanha contra a empresa teve como estopim o suicídio de agricultores indianos, que se endividam e tornaram-se reféns das sementes geneticamente modificas. Na Hungria, toda a plantação da Monsanto foi destruída. Esses acontecimentos foram amplamente divulgados nas mídias locais. No Brasil, os militantes ligados ao protesto foram processados pela Monsanto no Paraná (PR). A empresa entrou com a acusação de esbulho possessório, dano e furto após um protesto realizado em maio de 2003 em uma de suas fazendas, utilizada para experimentos transgênicos, em Ponta Grossa (PR). De acordo com o coordenador da ONG Terra de Direitos e um dos cinco processados, Darci Frigo, todos os desembargadores disseram não haver provas para a condenação. O objetivo dessa acusação é bem claro: retardar as movimentações e tornar o movimento frágil ilegítimo. Porém, todos foram absolvidos por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PR) na última quinta-feira (23/05/2013), como mostra a reportagem "Monsanto fracassa em tentativa de criminalização da luta social" publicada no site "Carta Maior".
Mas, o que é a Monsanto? Sediada em Missouri (EUA), a Monsanto está em mais de 80 países, com domínio de aproximadamente 80% do mercado mundial de sementes transgênicas e de agrotóxicos. O Brasil é o segundo maior consumidor dos produtos da Companhia, ficando atrás apenas da matriz americana. O lucro da filial brasileira em 2012 chegou a R$ 3,4 bilhões. Em diferentes continentes, a empresa acumula acusações por violações de direitos, por omissão de informações sobre o processo de produção de venenos, biopirataria, cobrança indevida de royalties, e imposição de um modelo de agricultura baseada na monocultura, na degradação ambiental e na utilização de agrotóxicos.
Assim, o tema está em destaque neste mês e, por isso, acredito ser relevante compreendermos bem a origem desse debate. Para isso, o documentário “O Mundo Segundo a Monsanto” da diretora Marie-Monique.

  
O MUNDO SEGUNDO A MONSANTO

Título original: Le monde selon Monsanto.
Lançamento: 2008 (FRA).
Direção: Marie-Monique Robin.
Duração: 108 min.
Áudio: Português.
Formato: Youtube.
Gênero: Documentário.
Sinopse: Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a Monsanto) e o documentário homônimo são um libelo contra os produtos e o lobby da multinacional. O trabalho cataloga ações da Monsanto para divulgar estudos científicos duvidosos de apoio às suas pesquisas e produtos, a exemplo do que fez por muitos anos a indústria do tabaco, relaciona a expansão dos grãos da empresa com suicídios de agricultores na Índia, rememora casos de contaminação pelo produto químico PCB e detalha as relações políticas da companhia que permitiram a liberação do plantio de transgênicos nos Estados Unidos. Também, esse documentário mostra como a Monsanto, a enorme corporação norte-americana, está patenteando sementes transgênicas e introduzindo-as em países emergentes como o Brasil.

DOCUMENTÁRIO*:




* O documentário foi disponibilizado por completo, neste blog, respeitando a lei que estabelece os direitos autorais para este arquivo (Creative Commons). Vale ressaltar que ele foi colocado para a livre divulgação pelo site “Youtube”.

Boas reflexões!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário