Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre o documentário “A História das Coisas”...

Olá pessoal ...

Já que amanhã é feriado, acho que cabe uma boa dica para o nosso descanso merecido. O documentário sugerido desta semana é “A História das Coisas”.
Mas o que esse curto documentário discute? Ele apresenta importantes informações sobre questões ambientais e sociais dentro da temática do consumo de produtos, que representa um assunto urgente e de vital importância para amenizarmos os impactos ambientais causados hoje. Ele nos faz refletir sobre os processos que estão envolvidos na produção dos bens de consumo e os gastos ambientais e sociais que estão incluídos nessa cadeia. Para isso, ele apresenta a extração, transformação, venda, uso e disposição de todas as coisas que compramos e usamos na nossa vida (a importância de se conhecer os processos produtivos dos bens que consumimos já foi discutido neste blog na seguinte postagem “Poema ‘O Açúcar’ de Ferreira Gullar").
É comum, por exemplo, ouvirmos, ao estudarmos as questões ligadas ao lixo, a preocupação em onde colocar o lixo, em reciclar e reutilizá-lo. Todas essas medidas são importantes, mas, na verdade, ninguém discute a redução do consumo, que é o principal fator gerador de resíduos. E esse documentário, nos alerta sobre isso, ou seja, a importância de criarmos uma consciência que induza a redução do consumo e, automaticamente, reduziremos os problemas/impactos ambientais que temos hoje.
Com isso, o documentário nos alerta sobre as conseqüências de um consumo descuidado. E que os problemas advindos deste consumo exacerbado são, propositadamente manipulados e escondidos dos nossos olhos pelas empresas e políticos (que servem ao modelo político/social/econômico vigente - capitalismo) cujos objetivos principais são o lucro e o poder.
Os mentores deste documentário, também possuem um site onde disponibilizam este e outros documentários, vídeos e textos que discutem as problemáticas globais (The Story of Stuff).
Vejam e reflitam sobre a questão...


A HISTÓRIA DAS COISAS


FICHA TÉCNICA

Título original: Story Of Stuff.
Lançamento: 2008 (EUA).
Direção: Louis Fox.
Atores: Annie Leonard.
Formato: WMV.
Duração: 21 min.
Sinopse: Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos. Este documentário de 20 minutos, é direto, mostra passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo, revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

ASSISTA AO DOCUMENTÁRIO:

  
 
DOCUMENTÁRIO (COMPLETO)*: Download Aqui


* O documentário foi disponibilizado por completo, neste blog, respeitando a lei que estabelece os direitos autorais para este arquivo (Licença Creative Commons). Vale ressaltar que ele foi colocado para a livre divulgação no próprio site dos autores/produtores "The story of stuff - Project". 

Boas reflexões!
Abraços!



Nenhum comentário:

Postar um comentário