Você acha que os grandes eventos esportivos em nosso país (Copa do Mundo e Olimpíadas) trarão benefícios aos brasileiros?

Reflexões sobre o filme “Quanto vale ou é por quilo?”

Olá pessoal ...

Estou mais uma vez postando um filme que nos ajuda a refletir sobre algumas questões. É muito comum as pessoas não darem crédito ao cinema nacional, mas é preciso rever essa postura. O cinema nacional, nos últimos anos, tem crescido/melhorado muito. É claro que as produção não são semelhantes às de Hollywood, porém, são de extrema importância e podem nos ensinar e nos ajudar a refletir sobre várias questões sociais relevantes.
O filme a ser indicado tem o título “Quanto vale ou é por quilo?” e foi dirigido por Sérgio Bianchi. Nele se discute as atrocidades que ocorreram no período escravista brasileiro e as mesmas barbáries que, ainda, ocorrem hoje. O filme, que tem quase um caráter documentarista, nos faz refletir sobre o “fim” da escravidão. Será que ela acabou? Os negros continuam sendo ‘escravizados’? Como e com que formas isso acontece? A escravidão atual é semelhante a do século XIX?
Também, ao responder as perguntas citadas acima, o filme faz uma denúncia/exposição na máfia que existe por de trás das campanhas e atos solidários, mostrando, inclusive, os interesses publicitários nessas campanhas sociais. E para isso, apresenta dados sobre o assunto como, por exemplo, os seguintes números: para cada ‘menino de rua’ no Brasil, são gerados cinco novos postos de trabalho em ONGs ou em outras instituições ligadas a sociedade civil. Por meio dos dados e discussões apresentados torna-se claro os reais objetivos de todos os gastos ligados a solidariedade e filantropia que, no Brasil, movimentam milhões de Reais.
Essas questões são relevantes e precisamos questioná-las. Elas são fundamentais para análise das relações sociais, étnicas e raciais de hoje. Portanto, assistindo ao filme, poderemos ter uma opinião mais crítica sobre o assunto.


QUANTO VALE OU É POR QUILO?


FICHA TÉCNICA

Título original: Quanto vale ou é por quilo?
Lançamento: 2005 (BRA)
Direção: Sérgio Bianchi
Atores: Zezé Mota, Caio Blat, Lázaro Ramos, Danton Mello, Bárbara Paz.
Duração: 108 min.
Sinopse: Adaptação livre do diretor Sérgio Bianchi para o conto "Pai contra Mãe", de Machado de Assis, Quanto Vale ou É Por Quilo? desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas, no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica sócio-econômica, embalada pela corrupção impune, pela violência e pelas enormes diferenças sociais. No século XVIII, época da escravidão explícita, os capitães do mato caçavam negros para vendê-los aos senhores de terra com um único objetivo: o lucro. Nos dias atuais, o chamado Terceiro Setor explora a miséria, preenchendo a ausência do Estado em atividades assistenciais, que na verdade também são fontes de muito lucro. Com humor afinado e um elenco poucas vezes reunido pelo cinema nacional, Quanto Vale ou É Por Quilo? mostra que o tempo passa e nada muda. O Brasil é um país em permanente crise de valores.
Trailer:




Boas reflexões!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário